INCLUSÃO

       No processo de inclusão social, a formação e construção da autonomia da pessoa com deficiência requer ações decisivas por parte dos sujeitos envolvidos no processo inclusivo e dos sujeitos que participam de sua socialização e interação com o meio.
       A escola além de fazer adaptações físicas precisa ter um bom projeto pedagógico e uma equipe disposta e qualificada para atender a todos os alunos. É preciso que a escola procure inovar os seus métodos de ensino, materiais, e além de ter todo um conteúdo preparado é importante acima de tudo promover o respeito das pessoas com a deficiência do próximo.
     Tais aspectos promovem um melhor desenvolvimento e propiciam a melhoria de autoestima desses alunos, possibilitando a percepção das dificuldades, capacidades e possibilidades dos alunos com deficiência promovendo e facilitando a interação e evolução deste aluno na escola.
      Promovendo a interação da pessoa com deficiência e o meio no qual está inserida, assistindo a pessoa com deficiência para que seja sempre considerada como um ser integral, valorizando suas capacidades e potencialidades, fomentando a troca de experiências com as demais pessoas, ocasionando o direito à convivência em diferentes ambientes, a prática de atividades, dentre outros, contribui-se para que ocorra a inclusão e não a exclusão das pessoas e o grande ganho são para todos, é viver a experiência da diferença.
Trecho do Desafio Profissional de Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.

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